Uma paciente de 23 anos de idade, atleta amadora de vôlei de praia, sofreu subluxação do ombro em um dos jogos. Após ter recebido os cuidados imediatos da equipe médica do clube em que jogava, foi encaminhada ao setor de fisioterapia. Na avaliação cinético-funcional do ombro foi confirmada instabilidade glenoumeral moderada, em razão da qual o fisioterapeuta propôs terapia aquática como parte do processo de reabilitação.
Considerando essa situação, avalie as seguintes afirmações:
I. O principal objetivo da intervenção aquática é o ganho imediato de amplitude de movimento da articulação glenoumeral e de força muscular.
II. O objetivo da terapia aquática, como parte do processo de reabilitação, é facilitar a mobilização da glenoumeral, evitar aderência da cápsula articular e manter a amplitude de movimento.
III. A flutuação do membro superior, na reabilitação aquática, pode auxiliar os músculos deltóides e supraespinhoso durante a abdução da cabeça umeral.
IV. A indicação de exercícios resisitidos realizados na água depende das restrições do tecido em cura, bem como da fase de recuperação da lesão.
É correto o que se afirma em:
A- I, apenas.
B- I e II, apenas.
C- III e IV, apenas.
D- II, III e IV apenas.
E- I, II, III e IV.
Alternativa correta D.
A subluxação do ombro corresponde a uma separação parcial das superfícies articulares sendo a principal causa o trauma. A fisioterapia aquática é um recurso a mais para a reabilitação,no qual facilita a aplicação de diversas intervenções. A afirmação I I está incorreta pois o ganho de ADM e de força muscular não é o principal objetivo da terapia aquática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário